Atualmente, há ainda muitas pessoas que desconhecem as oportunidades que existem no mercado do marketing digital. Neste sentido, surgem questões como: O que é marketing digital e como funciona?

Para lhe ajudar com isso, neste blog, explico o que é marketing digital, quais são os benefícios do marketing on-line e as várias opções. Confira a seguir!

O conceito de marketing digital.

O significado do marketing digital é a consecução dos objetivos de marketing através do uso de tecnologias online e digitais. Portanto, este termo é incrivelmente amplo.

Vantagem do marketing digital.

Existem vários benefícios do marketing digital. A primeira vantagem do marketing digital é que é possível focar especificamente em um público alvo.

Por exemplo, se você tem um salão de beleza, sabe quem é o seu público-alvo. Então, por que você imprimiria uma pasta porta a porta para toda a cidade se também pode exibir um anúncio direcionado através da mídia social para mulheres com mais de 18 anos que estejam interessadas em beleza e que moram na vizinhança de seu salão?  

A segunda vantagem do marketing digital é que ele é mensurável. Você pode ver exatamente quantas pessoas viram uma mensagem ou anúncio, quantas foram clicadas e, por exemplo, quantas compras foram produzidas.

Dessa forma, você também pode ver que tipo de anúncio funciona ou não e, a partir daí, continua a trabalhar em anúncios novos e melhores.

A terceira vantagem é que é mais barato que muitos outros recursos de marketing. Como o exemplo da publicidade off-line sobre um novo salão de beleza. Assim sendo, como você sabe quem é seu público-alvo, é mais barato criar um anúncio direcionado para isso via Facebook, por exemplo.

Marketing digital: Como funciona?

Dependendo do objetivo que você deseja alcançar, há muitas opções no marketing digital. Neste sentido, as grandes empresas empregam várias pessoas para as várias disciplinas do marketing digital. Entretanto, não é viável para uma pequena empresa lidar com tudo.

Isso simplesmente leva muito tempo. É mais inteligente projetar e manter adequadamente uma ou duas opções de marketing digital do que fazer um pouco de tudo.

Dica: Verifique se, por exemplo, o Facebook e seu site são super bem projetados e mantidos. Desta forma, você não precisa estar no YouTube, Pinterest, Twitter, Instagram, Snapchat, etc. Claro que você sempre pode expandir mais tarde com suas atividades de marketing digital. 

Site, loja virtual, blog

O site é o canal mais importante em termos de marketing digital. O site é o seu cartão de visita, apresenta o que você faz, como faz e onde faz. Todos os outros canais de marketing digital acabarão vinculados ao site.

Portanto, verifique se a aparência está ótima, mas também se a jornada do cliente em seu site pode ser boa. Assim sendo, analise os seguintes aspectos:

Dependendo do setor em que você está, você pode optar por um site simples ou extenso, que inclui uma loja virtual ou blog. Um site simples será suficiente para a padaria ao virar da esquina.

Assim sendo, por exemplo, o padeiro pode ser encontrado no Google, pode-se encontrar o horário de funcionamento, o número de telefone e as ofertas podem ser compartilhadas.

Mas se você pretende vender joias online, por exemplo, é importante que você configure uma boa loja virtual com vários métodos de pagamento. Portanto, considere cuidadosamente o que você deseja alcançar com o site antes de começar.

Social Media.

A importância de estar presente nas mídias sociais com sua empresa está aumentando. Atualmente, quase todo mundo tem 1 ou mais contas de mídia social. Pense no Twitter, Facebook, LinkedIn, Pinterest, Youtube, Snapchat, Instagram e WhatsApp.

Neste sentido, há milhões de brasileiros usando as redes sociais! A vantagem das mídias sociais é que elas não precisam custar muito dinheiro. A publicação de mensagens na página da sua empresa é gratuita.

Por exemplo, compartilhe uma oferta ou uma boa resposta de um cliente. Dica: Não envie spam a seus seguidores apenas com publicidade, isso pode ser irritante.

E-mail marketing.

Se você é um empreendedor online, então o e-mail marketing tem grandes oportunidades para você! Neste sentido, mesmo se você ainda estiver na fase de inicialização, isso é algo a ser lembrado em sua estratégia de marketing digital.

O exemplo mais simples de e-mail marketing é o envio de um boletim mensal ou semanal. Por exemplo, neste boletim você publica novas ofertas e novidades sobre a empresa ou o setor. Você pode então enviar este boletim para todos os endereços de e-mail que você já coletou.

Se você deseja expandir o marketing por e-mail, considere a automação do marketing por e-mail. Por exemplo, se você possui uma loja virtual, envia e-mails diferentes ao cliente antes, durante e após o pedido de um produto.

Otimização para mecanismos de pesquisa (SEO)

SEO significa, basicamente, otimização de mecanismo de busca. Mas o que exatamente é isso? O significado da otimização de mecanismo de pesquisa é otimizar seu site ou blog para mecanismos de pesquisa como o Google.

Os mecanismos de pesquisa leem seu site de uma certa maneira e extraem dele as informações exibidas no mecanismo de pesquisa quando alguém pesquisa uma palavra ou combinação de palavras.

Neste sentido, em uma estratégia de marketing digital, existem várias opções para exibir o melhor possível, por exemplo, no Google.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre marketing digital, então continue em nosso site e confira muito mais dicas.

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